Reunião realizada em almoço, na sede da XP Investimentos, em 27/03/2019
INTRODUÇÃO
A JGP Gestão de Recursos é uma casa de gestão independente fundada em 1998, sendo assim uma das mais antigas do país ainda em atividade.
A asset conta hoje com 44 funcionários, dos quais aproximadamente 17 são sócios da empresa. Encabeça a gestora André Jakurski,ex-sócio do Banco Pactual que, junto ao atual ministro da Economia, Paulo Guedes, fundou a casa nos anos 90 (a sigla JGP significa Jakurski, Guedes & Partners).
A JGP tem sob sua gestão 15 fundos, divididos e 4 classes:Crédito, Multimercados, Ações e Previdência. A soma desses portfólios resulta em um AUM (Assets Under Management) de aproximadamente R$ 20,6 Bilhões, o que coloca a JGP entre as 10 maiores gestoras independentes do país. O maior e mais reconhecido fundo da casa, o JGP Strategy FIC FIM, tem sozinho R$ 6,6 Bilhões.
COMENTÁRIOS DA CASA (MAURÍCIO WERNECK E ILAN PARNES)
O Head Comercial da casa, Maurício Werneck, começou a exposição comentando que a JGP começou a sua história seguindo um modelo de hedge fund: uma black box, com poucas informações sobre posições da carteira, estratégia e movimentações abertas ao mercado. Esse modelo perdurou até 2008, quando a JGP decidiu diversificar o portfólio de produtos e abrir fundos de outras classes além de multimercados, dando origem à atual estrutura da casa.
Ainda assim, ressalta-se que a asset continua conhecida em muito por conta da performance dos seus fundos multimercados, em especial o flagship da gestora, JGP Strategy FIC FIM, o qual foi bastante abordado por Maurício e Ilan.
A gestão do JGP Strategy, assim como a de outros fundos da casa, é feita por um colegiado (em inglês o termo usado para designar essa forma de gestão é multi-manager).
Ilan, analista comercial da gestora, ressaltou que tanto o fundo quanto o time de multimercados têm um DNA predominantemente conservador na alocação de risco, o que significa que um fundo como o Strategy não irá surfar um rali na bolsa em um cenário otimista, por exemplo, apenas porque o consenso do mercado é esse. Ressaltou ainda que o fundo sempre obteve seus melhores resultados em cenários de incerteza, motivo pelo qual a equipe comercial acredita que ele seja bastante apelativo em um mercado cheio de choques como o brasileiro.
Um ponto importante anunciado na reunião foi a vinda de André Jakurski para o time de gestão local. O sócio e fundador da casa, que sempre ficou focado na gestão dos fundos offshore da JGP, passará a fazer a gestão dos multimercados locais da asset, o que deve naturalmente resultar em um aumento na volatilidade das estratégias. O JGP Strategy, especificamente, deve sair de uma volatilidade de 2% para 3% aa, forçando também um ajuste na rentabilidade da estratégia a fim de manter o sharpe do fundo, uma das principais preocupações da casa.
POSICIONAMENTO ATUAL DA CARTEIRA (JGP STRATEGY FIC FIM)
Time de Análise - MZR