Reunião - Indie Capital

Gestoras

Reunião realizada no escritório da MZR Investimentos em 18/03

INTRODUÇÃO (MARCELO BRONZE, RELACIONAMENTO COM INVESTIDORES)

A Indie Capital é uma gestora de renda variável fundada em 2012 por profissionais de backgroud multidisciplinar (Private Equity, M&A e Análise) com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

A casa tem hoje 12 funcionários, sendo 5 deles sócios, divididos em: 2 gestores, 5 analistas, 3 profissionais de back office/operacional e 2 profissionais no time comercial.

Hoje a asset conta com uma única estratégia Long Only Brasil com patrimônio aproximadamente de R$ 542 milhões . O fundo Indie FIC FIA, aberto desde 12/2012, tem um retorno histórico nominal de 175,7%, contra 81,0% do IBX100 (ou retorno anualizado de aproximadamente 17,4%, contra 10% do IBX100). Para o time, o capacity da estratégia atual é de R$ 1,8 Bilhão sem detrimento de performance.

A casa ressalta ainda o perfil dos investidores: pouco mais de 60% do patrimônio sob gestão da casa é proveniente de fundos de pensão e outros 22% são provenientes de Family Office’s. O restante está pulverizado entre pessoas físicas e fund of funds.

COMENTÁRIOS DO GESTOR (DANIEL REICHSTUL, SÓCIO-FUNDADOR E GESTOR)

Daniel Reichstul, sócio-fundador e um dos gestores da casa, iniciou a sua explanação comentando sobre as recentes contratações da casa e as mudanças que estão sendo implementadas nas políticas internas da gestora, especialmente na política de partnership.

Segundo ele, uma consultoria foi contratada para reestruturar a política de carreira e partnership a fim de atrair e reter talentos na casa, reduzindo assim o turnover da empresa, desafio que está sendo enfrentado por várias gestoras recentemente. Com isso, Daniel acredita que além de manter a consistência na equipe terão mais facilidade em gerar e manter alpha no longo prazo.

O gestor explicou que o fundo Indie FIC FIA trabalha em média com 15 a 25 papeis na carteira de um grade de aproximadamente 90 papeis no universo de cobertura do time. A definição do universo de cobertura leva em consideração um rating mínimo e a governança da empresa, além da liquidez e volatilidade do papel. Historicamente, o fundo é mais concentrado em Mid Caps (em média 45% da carteira está nesse extrato), dado que é onde a casa vê as maiores oportunidades da bolsa.

Em termos de controle de risco, as alocações do fundo variam de 2% a 15% do PL, dependendo da convicção do time sobre o case. Ainda, a casa mantém uma carteira cuja posição deve ser zerada dentro do prazo de cotização negociando 25% do volume médio no último mês. Atualmente, seguindo essa regra o fundo consegue zerar todas as posições em 9 dias

POSIÇÃO ATUAL DA CARTEIRA (04/2019)

A casa divide a carteira em 4 conjuntos de cases com as seguintes proporções no fundo atualmente: Crescimento Acelerado (34%), Investimento Cíclico (25%), Evento (20%) e Mudança Estrutural (19%), sendo a maior posição por case hoje conforme abaixo.

·        Crescimento Acelerado: Rumo Logística (RAIL3)

·        Investimento Cíclico: Itaú Unibanco (ITUB4)

·        Evento: Petrobras (PETR4)

·        Mudança Estrutural: Hering (HGTX3)

Time de Análise - MZR

Outras Publicações