Produção industrial recua em 9 de 15 locais em março, mostra IBGE

Notícias

A produção da indústria brasileira recuou em 9 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre fevereiro e março, mostra o detalhamento da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgado nesta quarta-feira.

Do segundo para o terceiro mês de 2019, a produção industrial do país registrou queda de 1,3%, como divulgado pelo IBGE na semana passada. O resultado foi pior o que o esperado pela média dos analistas consultados pelo Valor Data, de baixa de 0,7%

As quedas mais intensas ocorreram no Pará (-11,3%) e na Bahia (-10,1%), a queda mais intensa desde a greve do caminhoneiro, como apontou Bernardo Almeida, analista da pesquisa. No campo positivo, a produção cresceu no Espírito Santo (3,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e Goiás (2,3%). As demais taxas positivas foram no Paraná (1,5%), Santa Catarina (1,2%) e Rio Grande do Sul (1%).

Segundo o IBGE, o setor automotivo reduziu o ritmo de produção no terceiro mês de 2019 e derrubou o resultado da indústria em São Paulo, além da Bahia. A produção de veículos automotores, reboques e carrocerias recuou 3,2% na média nacional de fevereiro para março.


Outras Publicações