Desafio aos Deuses traz uma profunda reflexão sobre o papel do risco na sociedade e nossa interação com ele. Peter Bernstein, historiador e economista, traz em seu livro a história do risco, apresentando diversos participantes que contribuiram para o tema, como Pascal e Fermat, na conceituação da Lei das Probabilidades; Daniel Bernoulli, com suas ideias sobre a Lei da Oferta e Procura; e Girolamo Cardano, no seu foco em álgebra e na introdução do lado estatístico das probabilidades.
Além do tema central (história do risco), Bernstein fala sobre a interação humana com o risco, sobre as atitudes da sociedade perante a ele e como o risco está no dia-a-dia de todos. Escolher tomar um risco é subjetivo, seja quando estiver comprando uma ação no mercado financeiro, quando um médico está realizando uma cirurgia ou quando um empreendedor quer abrir um novo negócio.
Saber administrar os riscos e transformá-los em oportunidades é uma das ideias centrais que distinguem os dias de hoje dos tempos passados, em que a sociedade tratava o futuro como propriedade apenas dos deuses.
No contexto dos investimentos, o livro mostra a evolução de temas já conhecidos por nós, como a curva de Gauss (ou curva de sino, como preferir) e uma discussão interessante sobre a distribuição normal com dados sobre as mudanças percentuais históricas do S&P 500 de 1926 a 1995. Também é discutido o risco assumido por gestores de fundos, com um estudo sobre o desempenho de um dos maiores e antigos fundos mútuos nos EUA, American Mutual Fund, contra o desempenhho do S&P 500. Além disso, o autor também traz a importância e evolução das teorias dos Jogos, da Carteira Eficiente, Black-Scholes e Teoria do Caos.
Desafio aos Deuses é um ótimo livro para aqueles que querem se aventurar na história matemática do risco. Entender a evolução da teoria de probabilidades e quais foram os pensadores e seus avanços até os dias atuais.
"Risk is about how we make decisions, and only incidentally about the math that we employ to reach those decisions"
Peter Bernstein