Livro: Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos

Livros

Antifrágil: Coisas que se beneficiamcom o caos - Nassim Nicholas Taleb

Esta é uma das principais Obras de Nassim Nicholas Taleb, um autor Libanês, estatístico e matemático de formação que ficou famoso, além de seus ensaios, por ter obtido grandes retornos como investidor, sobretudo em momentos adversos do mercado. Um dos fundos que o tem como principal conselheiro registrou um ganho acima de 3.000% durante a pandemia da Covid-19, enquanto os mercados em todo o mundo derretiam. Taleb é um apreciador do conhecimento tácito e, por diversas vezes, gera polêmicas ao criticar intelectuais e especialistas que se limitam à teoria, sem pôr em prática seus ensinamentos e assumir qualquer tipo de prejuízo quando estão errados.

No início do livro, o autor cita um estudo sobre como a linguagem afeta a maneira como enxergamos o mundo: em textos de civilizações antigas, como a Ilíada de Homero, a cor do mar era retratada como vinho ou vermelho escuro, já que o conceito do “azul” não era difundido na época, sendo assim, as pessoas não tinham discernimento entre ambos. Para melhor retratar a maneira como se deve assumir riscos e enfrentar as aleatoriedades do mercado, o autor introduz o conceito de antifragilidade. Para ele, o oposto de algo frágil não é aquilo que tem robustez ou resiliência para absorver impactos, mas algo que se beneficia deles e se aproveita do caos para evoluir. Um exemplo claro é o mecanismo de defesa do corpo humano que, ao entrar em contato com um vírus novo, tem algumas células destruídas. Porém, caso o impacto não seja permanente, o organismo aprende a combatê-lo e se torna mais forte no longo prazo. Dessa forma, as incertezas (volatilidade) se tornam um fator desejável e necessário para se obter retornos expressivos.

No contexto dos investimentos, uma gestão antifrágil seria aquela que visa sempre assimetrias positivas (convexidade) e opcionalidades, situações em que as perdas são limitadas e há grande potencial de valorização. É uma excelente forma de se compreender o racional por trás do mercado de opções. O livro tem caráter mais reflexivo, conceitual e filosófico, indo além da temática de investimentos. Apesar de se tratar de uma leitura bastante extensa, já que o autor se utiliza de diversos exemplos práticos para comprovar seus argumentos, ele apresenta uma visão ímpar acerca da análise de risco e tomada de decisão.

“Lembre-se que o frágil deseja tranquilidade, o antifrágil cresce com desordem, e o robusto não se importa muito”
Nassim Nicholas Taleb

Outras Publicações