Considerado um livro excepcional para os fãs de esporte e empreendedorismo “A marca da vitória” conta a de uma forma engraçada e verdadeira a fascinante trajetória de Phil Knight na criação de uma das maiores marcas esportivas e que mais revolucionou o mundo em inovação e tecnologia, a Nike. Todas as fases que Phil enfrentou, desde a criação de sua “ideia maluca” até a transformação no fenômeno Nike, desafios e dramas são expressos de maneira encorajadora e admirável. Trata-se de uma história recheada de superação, desafios e fracassos.
Aos 24 anos depois de se formar e viajar o mundo como mochileiro, Phil decidiu que não iria se submeter ao mundo corporativo convencional, lutando para criar algo próprio e diferente. Em 1963, após um empréstimo de US$ 50,00 concedido pelo seu pai ele abriu uma empresa com intuito de oferecer tênis esportivos de alta qualidade e de baixo custo ao público. A companhia iniciou através de uma sociedade com seu ex-treinador Bill Bowerman, uma pessoa fundamental em todo ciclo de análise e qualidade dos calçados até a entrega do produto final. Bowerman era o encarregado a testar os produtos, sentir a sensibilidade de resultado e suas possíveis alterações visando melhorar a performance dos atletas.
Foram 10 anos de muita luta com desafios desde diversas trocas de fornecedores até saber se conseguiria honrar com o pagamento das próximas contas para o próximo período. Com o passar dos anos a companhia expandiu seu leque de produtos e começou a patrocinar diversos atletas de basquete, futebol, tênis, etc.
Após 40 anos de dedicação Phil deixou-se do cargo de CEO da Nike em 2006, deixando a empresa segundo ele mesmo “em boas mãos”, com vendas alcançando UDS $16 Bi e com calçados e roupas presentes em 5 mil lojas em todo mundo.
Phil e toda sua equipe passaram por diversos desafios, vitorias e fracassos, mas conseguindo criar uma nova cultura esportiva, um novo estilo de vida, a Nike. Um dos orgulhos atualmente de seu criador é caminhar pelo campus na sede da empresa e olhar para os edifícios com nomes de homens e mulheres que fizeram muito mais do que emprestar seus nomes a marca Nike. Jordan, Kobe, Tiger, Mia Hamm.
Com sua sede no Oregon (EUA) a Nike atualmente é marca esportiva com maior valor de mercado no mundo, de acordo com o ranking Global 500 de janeiro/2022 da Brand Finance a companhia esta avaliada em USD 33,176 Bi e ocupa a posição de 49a empresa mais valiosa do mundo. A gigante tem aproximadamente 73.300 funcionários e um market share de aproximadamente 38%.
“Nunca são apenas negócios. Nunca serão. Caso um dia tornem apenas negócios, significa que o negócio vai muito mal”
Phill Knight