Reunião - Legg Mason

Gestoras

Reunião Legg Mason

Introdução

A Legg Mason possui 120 anos de história e é um grupo que congrega 9 Assets completamente independentes e com perfis bastante diferentes entre si. Em meados de fevereiro de 2020 foi comprada pelo grupo Franklin Templeton, visando ganhos de sinergia. A compra se deu pela dificuldade de ambas as companhias de competir no mercado global dado seus tamanhos, pois começavam a sofrer com a pressão de custos. Com isso a empresa conjunta passa a ser a 6ª maior Asset do mundo com 1,5 trilhões de dólares sob gestão. Porém, decidiu-se a saída de uma das 9 afiliadas do grupo, a EnTrust Global, que fazia mais investimentos em alternativos.

A Legg Mason chegou no Brasil em 2005 quando trocou participações com o Citi Asset e passou a ser um grupo exclusivamente de gestão de recursos, agora com 44 bilhões de reais sob gestão. O que difere o Brasil do resto do mundo é que aqui, além de renda fixa, há mesa de multimercado e renda variável. Em 2016, o grupo decidiu oferecer fundos internacionais hedgeados para investidores de varejo aqui no Brasil para explorar a dificuldade que se tinha na época de se investir no exterior.

Fundos

- Global Long Term Unconstrained: é um fundo Long Only gerido pela Martin Currie, que é uma Asset escocesa fundada em 1881 com um estilo de gestão global e times focados em setores específicos do ponto de vista regional. É um fundo concentrado (20-40 papéis) e possui 3 anos de histórico, com um time relativamente novo. O time procura se expor globalmente, possuindo assim, uma menor exposição em EUA, o que não fez muito sentido nos últimos anos; mas mesmo assim, conseguiu superar o índice MSCI nesse período. Apresentou desde seu início uma rentabilidade de 13% a.a. contra 8% do índice. No médio e longo prazo espera-se que o fundo tenha um viés de Europa, principalmente pela empresa estar centrada na Europa e pelo histórico do gestor (Zehrid Osmani). O fundo possui estratégia growth e as teses duram em média 5 anos, gerando um turnover da carteira menor do que 20%. Dado que mudanças demográficas e climáticas são temas relevantes, o ESG é um fator direto de seleção das companhias no portfólio.

- US Large Cap Growth: é um fundo gerido pela Clearbridge, maior Asset do grupo com 120 bilhões de dólares sob gestão. É um fundo concentrado (40-50 papéis) e possui um processo de investimento próprio. Primeiramente o gestor define 3 grupos com pesos diferentes: cíclico (20%), estado (60%) e seleção (20%). Em seguida, encaixa as empresas selecionadas em cada grupo e monta o portfólio de forma que consiga gerar mais resultado com menos volatilidade. Essa característica o difere do índice e de seus competidores. No Brasil, há a versão hedgeada do fundo.

Time de Análise - MZR

Outras Publicações