Call - SPX Nov/22

Gestoras

Call entre a SPX Capital e a MMZR Family Office

Sobre a Gestora:

A SPX Capital é uma gestora independente de recursos fundada em 2010 e com mais de R$85bi sob gestão. A casa conta com mais de 250 colaboradores alocados em 5 escritórios ao redor do mundo, nos EUA, Reino Unido, Portugal e em breve Cingapura. Ao todo, são 80 pessoas voltadas ao time de gestão e um quadro com mais de 50 sócios/associados. A asset trabalha nos diversos segmentos de alocação, com fundos de renda fixa, multimercados, ações, private equity, entre outros.

Leonardo Linhares é o principal gestor do fundo de ações da casa. Ele é formado em economia pela UFRJ, iniciou sua carreira no mercado em 1994 no banco BBM e ingressou na SPX em 2012.

Atualmente, 30% do passivo da gestora é constituído por investidores internacionais.

Sobre o fundo: SPX Falcon

Ao todo, 12 pessoas trabalham exclusivamente na gestão do portfolio de ações da SPX, onde não há mandato para atuarem dentro dos fundos macro da casa, no entanto, há sinergia com todas as áreas da empresa.

O fundo possui viés comprado no mercado de ações, mas tende a ter portfolio defensivo e avesso a grandes perdas de patrimônio. O universo de atuação é global, com por volta de 15 a 25 nomes dentro da carteira. Nas posições compradas a alocação máxima é de 15%, com limite máximo de 35% por setor. Em posições vendidas, a exposição varia entre 1 e 3%. Além de posições puramente vendidas, a estratégia também faz operações long&short, operando all caps no Brasil e de forma mais ativa via índices offshore.

Localmente, o viés de cobertura tende a ser mais fundamentalista bottom up, ao passo que em âmbito internacional o viés macro tende a prevalecer, embora também possam operar single names. No mais, o giro do portfólio não é muito constante, buscando horizontes de investimento que variam entre 6 e 18 meses.

O fundo possui histórico de retorno desde 2012 e desde então entrega retorno de 315% vs. 87% do Ibovespa no mesmo período. Ao longo dos últimos 36 meses a estratégia obteve retorno de 43% vs. 8% do índice.

Time de Análise MMZR Family Office

Outras Publicações