Ligação realizada com a Tork Capital em 15/10/2019 com Marcelo Magalhães (Sócio fundador e Gestor)
INTRODUÇÃO
A Tork Capital é uma gestora focada em ações fundada em agosto de 2018 por uma equipe bastante sênior (em média, os funcionários têm pouco mais de 9 anos de experiência no mercado financeiro), com passagens por casas como IP Capital, JGP Gestão, MSquare (VELT Partners), Opportunity e Verde Asset.
A equipe é composta hoje por 13 pessoas, sendo que 9 são sócios. O fundador da casa é Marcelo Magalhães, ex-sócio da JGP Gestão e MSquare e ex-gestor do fundo JGP Equity Explorer.
A gestora tem hoje 2 estratégias, uma Long Biased e outra Long Only, com AUM aproximado de R$ 700,0 Milhões e R$ 179,0 Milhões, respectivamente. A estratégia Long Biased, já distribuída em algumas plataformas de investimentos através do fundo Tork FIC FIA, tem retorno acumulado de 41,71% desde a abertura, em 31/10/18, contra 5,70% do CDI (rentabilidade de 731,39% CDI no período) e 19,81% do Ibovespa. O retorno acima do Ibovespa foi gerado com um nível de risco menor, 14,23% de volatilidade do fundo vs 19,12% do índice. A estratégia Long Only, por hora, é um veículo destinado a investidores institucionais apenas.
A casa ressalta ainda que adota o modelo de patnership como um dos fatores essenciais para o seu desempenho de longo prazo. Segundo a Tork, é o modelo que os permite não apenas atrair, mas reter profissionais sêniores e com mentalidade de dono, no perfil que a gestora foca.
COMENTÁRIOS
A ligação foi focada no acompanhamento do fundo.
Recentemente contrataram uma pessoa para data science, no primeiro momento, ela deve ajudar com o tratamento dos dados, com a finalidade de realizar diagnósticos. Desta forma, se reduz o tempo entre os fatos e a análise pela gestora. O monitoramento pode ocorrer em tempo real e a análise do cenário macroeconômico e dos setores fica mais acurada.
Em relação às perspectivas, a casa está construtiva para Brasil devido aos fatores internos. Marcelo ressaltou que questões globais geram preocupações pois podem dificultar, chegando a impossibilitar a retomada da economia brasileira. O que deve ser monitorado de perto é a eleição presidencial nos EUA, pois entre os candidatos democratas, aquele com maior chance de concorrer com Trump no ano que vem é a senadora Elizabeth Warren, que tem se posicionado mais a esquerda e defendendo pautas contra o mercado (Wall Street).
O cenário local continua favorável e os problemas recentes devem ser interpretados apenas como ruídos, não anulando as melhorias advindas da agenda do governo (reformas da previdência e tributária, pacto federativo, privatizações, etc). Juntamente com a agenda do governo, a inflação está controlada e a inercia, desta vez está a nosso favor.
POSIÇÕES
O Tork FIC FIA está 93% comprado (+99% no Brasil e -6% no exterior).
- Saíram de Alpargatas (ALPA4);
- BR Malls (BRML3) – shopping center;
- Lopes Brasil (LPSB3) – comercialização de imóveis;
- Eztec (EZTC3) – construção e incorporação;
- Trisul (TRIS3) – construção e incorporação;
- Even (EVEN3) – construção e incorporação;
- Posição tática em Banco do Brasil (BBAS3) - banco;
- Cesp (CESP6) – geração de energia elétrica;
- Mercado Livre (MELI US) – comércio eletrônico;
- Lojas Renner (LREN3) – varejo - vestuário;
- BR Distribuidora (BRDT3) – distribuição de combustíveis;
- Vale (VALE3) – mineração;
- Banco BTG Pactual (BPAC11) – banco;
- Eneva (ENEV3) – geração de energia;
Time de Análise - MZR