Reunião - SFA Investimentos

Gestoras

Resumo da Call com Ciro Aliperti Neto (gestor e sócio fundador) e Joseane Muller (relações com investidores) da SFA Investimentos:

Introdução

A SFA é uma gestora independente fundada em 2013 por Ciro Aliperti Neto e especializada na gestão de fundos de ações. Ciro possui experiência de 17 anos no mercado e sua trajetória envolve passagens pela mesa proprietária do Unibanco e Itaú BBA (operou juros e moeda). A equipe é composta por 4 analistas de ações, 1 analista de operações, 1 responsável pela área de Compliance & risco, e 1 em relação com investidores.

A gestora possui longa tradição no mercado e administra recursos de um Family Office. Atualmente possui um patrimônio de R$ 400 milhões e somente um fundo focado na estratégia de renda variável.

Comentários

A SFA é uma gestora que nasceu para investir em ações. Escolheram a bolsa como veículo para acessar boas empresas devido à grande vantagem de se ter liquidez. Atualmente possuem somente um fundo e não desejam ter mais produtos no futuro. É um fundo com foco total na análise bottom-up.

Possuem uma visão muito de longo prazo, por isso o principal objetivo é buscar fundos com capacidade de replicar o alfa que gera em um período de 3 a 5 anos. O processo de investimento se inicia com uma profunda análise qualitativa, na qual cada um dos 4 analistas estuda aproximadamente 10 empresas, dentre as 60 empresas consideradas atrativas (uma nova empresa só entra se outra sair). Somente após essa análise com perfil mais investigativo realizam o Valuation, que oferece uma noção maior de retorno e preço justo de compra.

O fato de a inteligência ser horizontalizada, ou seja, todas as informações serem compartilhadas entre as equipes, reduz o risco de ocorrer perda informação. Além disso, o Conselho de empresários possui função de garantir o bom funcionamento das governanças e gerar insights. Pensando na profissionalidade do negócio, apesar de também possuírem uma equipe responsável pela área de Compliance, optaram por terceirizar contratando uma empresa (Iguana) para rever todos os manuais e políticas de maneira com que faça mais sentido para a empresa.

A exposição líquida está entre o intervalo de 50% - 100%, sendo que, na média dos últimos 5 anos ficaram 80% comprados. Possuem a característica de ter posições maiores quando sentem segurança na empresa investida, tendo hoje uma concentração aproximada de 70% da carteira em somente 5 empresas. As empresas que ocupam as maiores posições na carteira são Alpargatas e Sync Softwares, pois acreditam no potencial e as acompanham há um longo período de tempo.

Com relação à remuneração, não há bônus semestral e os analistas não são avaliados pelo resultado das empresas analisadas. A avaliação é baseada na qualidade de análise e acompanhamento, enfatizando ainda mais a visão de longo prazo. Portanto, se o fundo for bem como um todo, todos ganham a porcentagem distribuída na proporção que cada um possui do Equity da empresa. Assim, há um alinhamento maior da equipe à filosofia e cultura da empresa.

Time de Análise - MZR

Outras Publicações