Reunião - NEO Navitas

Gestoras

Reunião realizada com a NEO Investimentos – NEO Navitas em 15/10/2019 com Fernando Damiani (comercial) e Matheus Tarzia (Gestor)

INTRODUÇÃO

A NEO Investimentos foi fundada em 2003 focada na estratégia multimercado. Ao longo do tempo o time aumentou junto com a adição de novas estratégias: private equity em 2006, Navitas (long only) em 2010 e o Future (long only concentrado) em 2012. Os sócios fundadores Adauto Martins, Henrique Alvares, Marcelo Cabral e Mario Schalch possuem vasta experiencia.

Em relação a estratégia Navitas, o gestor é o sócio Matheus Tarzia que iniciou a carreira em 1989 no Citibank, passou uma parte relevante da carreira (2000 - 2010) na Schroder Investment Brasil, onde foi Diretor Executivo de Investimento, e juntou-se a NEO em abril de 2010.

Quanto a estrutura organizacional, a casa funciona com uma estrutura de partnership e conta com 47 pessoas, sendo 13 sócias.

COMENTÁRIOS

A estratégia multimercado tem R$ 1,6 bilhões e as contribuições de performance pode ser dividida em quatro categorias: (1) curva de juros, geralmente utilizam valor relativo (inclinação), mas podem assumir posições direcionais, (2) ações, com a mesma ideia de valor relativo, ou seja, long short, (3) juros offshore e (4) volatilidade, com posições, majoritariamente, no exterior devido à falta de instrumentos e/ou liquidez no mercado local.

As estratégias em ações se dividem em duas: Navitas, foco da nossa conversa e baseada em análise fundamentalista, e Future, onde investem com visão de private equity.

Para que uma ação entre na carteira do fundo NEO Future é preciso que a gestora seja um sócio relevante, estando no top 5, podendo contribuir de forma ativa no crescimento da empresa. A preferência é por companhias líderes e que atuam em setores fragmentados. Atualmente, a carteira é composta pelos seguintes ativos: ALPA4, CAML3, CVCB3 e RENT3.

No fundo Navitas, por seguir o pensamento de value investing, provavelmente não haverá ações de estatais e de empresas cíclicas. As companhias que compõem a carteira devem contar com os próprios fundamentos, performando bem independente do cenário macroeconômico, como por exemplo Raia Drogasil que apresentou ótimos retornos e melhorias nos números apesar do momento ruim entre 2014 e 2016. A equipe é composta por quatro pessoas, sendo o gestor e mais três analistas. As posições devem representar no mínimo 5% do patrimônio do fundo, com limite de 20%. Um ponto importante que diferencia o fundo em relação a maioria do mercado, é que o gestor não faz asset allocation, estabelecendo um limite de 5% para o caixa. O fundo mantém posições concentradas, variando a quantidade de ações entre 7 e 13.

POSIÇÕES

Algumas posições da estratégia Navitas são:

- B3 (B3SA3) do setor financeiro - não bancário;

- Equatorial (EQTL3) do setor de utilities;

- Hapvida (HAPV3) do setor de saúde - planos de saúde;

- Localiza (RENT3) do setor de consumo – locação de carros;

- International Meal Company (MEAL3) do setor de consumo – restaurantes;

- Fleury (FLRY3) do setor de saúde – laboratório diagnóstico;

- Arezzo (ARZZ3) do setor de consumo – calçado;

- IRB (IRBR3) do setor financeiro – resseguros;

- Linx (LINX3) do setor de tecnologia – soluções para varejo;

- Rumo (RAIL3) do setor de infraestrutura – logística ferroviária;

- Klabin (KLBN11) do setor de papel e celulose.

Time de Análise - MZR

Outras Publicações