Reunião realizada com a Augme em 26/09/2019 com Bruno Coelho (Relação Institucional)
INTRODUÇÃO
A Augme Capital é uma gestora independente focada no mercado de crédito, com uma disciplinada análise na gestão de seus fundos. O objetivo de ser uma casa de buyside apenas, é para ter maior transparência com os seus investidores evitando qualquer tipo de conflito de interesse, o que é comum neste mercado, onde se tem no mesmo grupo, uma entidade que origina os negócios e distribui para terceiros. Possui um modelo de full partnership no qual todos os funcionários podem se tornar sócios.
O principal sócio da gestora hoje é o seu fundador Marcelo Urbano, que tem em seu currículo uma vasta experiência na gestão de crédito. Atuou por 7 anos como gestor de crédito na GPS Investimentos, que ao sair, pelo bom desempenho e relacionamento, manteve a gestão de dois fundos, o Augme 45 (Ex-Captalys Horizonte) e o Augme 90 (Ex-Captalys Mirante). Após um ano a frente destes fundos na Captalys, realizou-se um spin-off da estrutura e teve início a Augme Capital.
COMENTÁRIOS
Na conversa, o foco foi entender bem como a casa faz a escolha e gestão dos ativos de crédito dentro dos portfólios dos fundos, uma vez que neste mercado a qualidade dos ativos e liquidez são pontos muito importantes.
Atualmente a casa atua com duas estratégias mais focadas para investidores qualificados, que são os fundos: Augme 45 FIC FIM CP e Augme 90 FIC FIM CP. Além destes dois fundos a gestora possui outras duas estratégias com o foco nos investidores profissionais, mais voltadas ao mercado institucional.
Hoje os sócios com maior participação são o Marcelo Urbano e a Finvest Finanças e Investimentos S.A. Como adendo, o Marcelo Urbano possui call sobre a totalidade da participação da Finvest. Ainda sobre o societário, recentemente a Augme firmou um acordo de sociedade com o Grupo XP, através do qual a XP comprará uma parcela da participação da Finvest, ingressando como sócia minoritária da Augme. Para fins de controle, este permanece com o Marcelo Urbano em conjunto com os outros sócios da Augme, que deterão mais de 53% da Augme, aumentando este percentual ao longo do tempo e mantendo a independência decisória.
Dentro da estratégia de fundos da casa o Augme 45 FIC FIM CP é o veículo para entregar um retorno estimado entre 110 – 120% do CDI. Para isso, o fundo tem 20% do deu patrimônio alocado em crédito de perfil high yield, enquanto o restante fica em emissões de empresas de melhor qualidade e caixa. Já o fundo Augme 90 FIC FIM CP é um produto mais sofisticado, possuindo condições de resgate mais conservadoras, proporcionando o investimento em ativos mais ilíquidos de crédito privado. O target de retorno para este último fundo é CDI + 2 a 3% a.a., mas no momento está fechado para novas aplicações.
A gestora hoje tem um patrimônio de 573 milhões sob gestão, sendo grande parte desse recurso (84%) proveniente de 14 casas de Wealth Management que investem em seus fundos. O que mostra a boa diversificação do passivo da casa, que não se mostra dependente do fluxo de captação exclusivamente de plataformas, com 16% do passivo apenas. Ponto muito importante uma vez que fundos com este tipo de estratégia de crédito, precisam de investidores que tenham uma visão de longo prazo e menor recorrência de resgates. Além da experiência do Marcelo Urbano, a gestora conta também com Gustavo Sangirardi que tocou por sete anos as estratégias de High Grade e ativos mais líquidos na Votorantim Asset.
Time de Análise - MZR