Reunião realizada em 22/03/2019 via call
INTRODUÇÃO
A Athena Capital é uma gestora fundada em 2014, focada exclusivamente em renda variável, por gestores que trabalham juntos há mais de 10 anos. O fundo principal da casa foi criado em 2013 como um veículo de tesouraria para a XP Investimentos, permitindo que a equipe da Athena iniciasse a gestão enquanto fazia os trâmites burocráticos para a criação da nova gestora e transferência do fundo, que manteve o mesmo gestor.
A casa tem como principais executivos André Vainer, CIO da Athena e ex-CIO da XP Gestão (anteriormente, gestor na GAP Asset e analista no Banco Pactual); Carlos Lima, Head de Equity Research da casa, ex-analista da GAP Asset e XP Gestão; e Aquileo da Silva, COO da Athena e ex-analista operacional na Polo Capital. Além dos 3 executivos, a equipe é completada por outros 5 funcionários.
Os 3 executivos formam o Comitê Executivo da Athena. Abaixo desse, a casa ainda divide-se em um Comitê Operacional/Risco/Compliance, um Comitê de RI e a equipe de Gestão, encabeçada pelo CIO, André Vainer.
Hoje a Athena tem sob gestão aproximadamente R$ 615 milhões divididos em 7 veículos abertos para captação, sendo 3 fundos de investimentos, 3 fundos de previdência e 1 fundo institucional. Entretanto, é importante salientar que a gestora tem uma única carteira, a qual é adaptada para cada veículo de forma a enquadrá-los nas respectivas legislações.
COMENTÁRIOS DO GESTOR (LUCAS REGO)
O Head Comercial da Athena, Lucas Rego, iniciou a conversa ressaltando o histórico dos gestores.
Tendo entrado na GAP em 2004 para criar uma equipe de análise de ações que atuaria na escolha de ativos para os fundos multimercado, o trabalho teve destaque e logo foi decidido que o fundo indexado passaria a fazer uma gestão ativa da carteira. Ao saírem em 2008 para a XP Gestão o GAP Ações FIA já tinha acumulado um retorno absoluto de 163,2% (no mesmo período, o Ibovespa teve retorno de 105,2%, o CDI de 39,4% e IPCA + 6%aa resultou em 43,5%).
Após repetirem uma performance também exitosa no XP Investor FIA, os sócios decidiram sair da XP Gestão em outubro de 2012 para a criação de um fundo de tesouraria dentro da empresa. Logo foi decidido que faria mais sentido ser uma asset independente e começaram os trâmites legais/burocráticos para a criação da Athena Capital, para onde o fundo foi transferido em maio de 2014. Tanto o gestor quanto a filosofia do fundo se mantêm desde sua origem.
O principal fundo da casa hoje, o Athena Total Return FIC FIA, tem como benchmark IPCA + 6%aa. Segundo Rego, a casa optou por essa estratégia para dar mais liberdade para a equipe de gestão ao fazer as alocações (ao invés de precisar se referenciar no Ibovespa, a casa pode ser mais defensiva e permite uma maior alocação em Mid e Small Caps, que estão fora do índice).
Ainda segundo Rego, a equipe de gestão do fundo dá uma ênfase maior à análise Bottom Up, minimizando a exposição e o impacto no fundo vindo de fatores macro, os quais a casa considera mais imprevisíveis e não são a expertise dos gestores.
Por fim, o controle de risco visa principalmente manter um nível confortável de liquidez, especialmente levando em conta que 70% da carteira da estratégia é historicamente composta por Mid e Small Caps, que naturalmente têm menos liquidez. Por conta disso, a casa limita a concentração por ativo em até 15% do PL, a concentração por setor em 30% do PL, além de limitar a concentração ariscos específicos ou “temáticos”, nominalmente câmbio, juros, regulatório, de governo, governança corporativa, macro Brasil e de turnaround. Esse controle visa evitar a formação de carteiras “temáticas”, ou seja, carteiras diversificadas em termos de ativos e setores, porém expostas a riscos específicos comuns.
POSICIONAMENTO ATUAL DA CARTEIRA
Peso Maior
· Alpargatas
· Aliansce
· Engie Energia
· Rumo Logística
Peso Médio
· Itaúsa
· CESP
· Locamérica
· Hering
· Equatorial
· B3
Peso Menor
· Lojas Americanas
· Qualicorp
· Ser Educacional
· Even
· Azul
Time de Análise - MZR