Em seu best-seller que ficou na lista dos mais vendidos do New York Times por 347 semanas, Malcolm Gladwell aborda como indivíduos que atingem marcas extraordinárias em seus campos de atuação são diretamente influenciados por fatores incontroláveis à estes nos mais diversos campos de atuação (esportes, artes, negócios ect.).
Um dos primeiros exemplos que o autor traz em sua obra diz respeito aos jovens jogadores de hockey do Canadá. Na escola, eles são divididos por idade. Consequentemente, uns que nasceram no começo do ano acabam ficando em turmas com outros nascidos em dezembro, gerando uma vantagem competitiva de desenvolvimento corporal de 11 meses - muito relevante quando falamos de garotos entre 10 e 12 anos. Isso fez com que alguns se tornassem naturalmente maiores, mais fortes e até melhores tecnicamente (visto que treinaram mais).
Outra premissa abordada no livro diz a respeito à lei das 10.000 horas. A tese do autor é que os ‘Fora de Série’, em suas áreas de atuação, teriam dedicado 3 horas diárias durante 10 anos para alcançar maestria em algo. Claro, não descartando o impacto genético e QI dos indivíduos; apenas adicionando o fato de que a prática leva à perfeição - como já dizia o velho ditado - até mesmo aos que não são intelectualmente superiores.
Trazendo outros diversos exemplos - como Mozart e Beatles na música e Bill Gates nos negócios, até contextos históricos que abordam o sucesso dos judeus imigrantes nos EUA e a concentração de renda dos mestiços na Jamaica pós-século XVIII, "Outliers" é uma síntese recheada de muita pesquisa, estudo, estatística e explicações sobre como fatores quantitativos acabam influenciando o sucesso dos indíviduos.
"Sucesso não é um ato aleatório. Ela surge de um conjunto previsível e poderoso de circunstâncias e oportunidades"
Malcolm Gladwell