Livro: Bad blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício

Livros

Bad blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício

O nome do livro fala por si: Bad Blood – Fraude Bilionária no Vale do Silício.

Escrito pelo premiado jornalista John Carreyrou, o livro conta a ascensão e colapso da Theranos. A empresa, uma startup de biotecnologia do vale do silício, chegou a ser avaliada em 9 bilhões de dólares e tinha investidores como Larry Ellison (Oracle), Tim Draper (Ventre Captalist) e Rupert Murdoch (FOX), além de um conselho com profissionais de peso.

Sua fundadora e CEO Elizabeth Holmes abandonou a faculdade de Engenharia Química em Stanford para resolver um trauma de infância: tirar sangue para exames laboratoriais. Ela desenvolveu um aparelho chamado de Edison, que realizaria centenas de exames laboratoriais somente com uma gota de sangue e enviaria o resultado mais rápido que os exames convencionais.

Era o auge das empresas “unicórnio” no Vale do Silício. Elizabeth foi considerada como a nova Steve Jobs, sendo inclusive a mulher mais jovem a entrar para a lista da Forbes. Além disso, ela dava palestras e cada vez mais ganhava espaço na imprensa.

A promessa de revolução na indústria médica era tão grande que a Wallgreens, uma das principais varejistas farmacêuticas assinou um contrato milionário para ter o produto em algumas de suas lojas.

O único problema: a tecnologia não funcionava e quando funcionava, não passava resultados confiáveis.

Junto com seu COO Ramesh Balwani e tendo como sócio um dos advogados mais famosos dos Estados Unidos, Elizabeth usava táticas de intimidação para que nenhum funcionário e ex-funcionário revelasse as falhas na tecnologia e fraudes nos resultados dos exames.

Aos poucos, a impressionante “magia dos exames” prometida pela Theranos foi gerando suspeitas em alguns especialistas e foi nesse momento que a história se junta com Carreyrou.

O autor foi parte fundamental da exposição e descoberta da real história da Theranos, que até hoje está em julgamento.

Outras Publicações