Call entre a Vinland Capital e a MMZR Family Office
Sobre a Gestora:
A Vinland é uma gestora independente de recursos fundada por André Laport e James Oliveira em 2018. André foi sócio da Goldman e hoje é o responsável pelo book de equities da gestora. James é ex-CEO da Asset do banco BTG Pactual, onde foi um dos principais sócios da instituição. Hoje a Asset conta com aproximadamente R$ 18 bilhões e possui portfolios voltados a classe de multimercados, ações, previdência privada e Crédito Privado. Nossa última conversa foi focada na estruturação da área de crédito iniciada no segundo semestre de 2022.
Comentários
A área de crédito privado da Vinland se iniciou com a chegada de Jean-Pierre Cote Gil para assumir a gestão. O Portfolio Manager possui passagens pelo Julius Baer Family Office, onde atuou como alocador, também foi PM na Western Asset e atuou por mais de 11 anos na Standard& Poor's. A equipe é formada por cerca de 5 pessoas na análise e gestão,contando também com o auxílio de analistas de renda variável e macro da casa nas discussões.
O processo de alocação conta com rating proprietário para avaliação de cada emissor e as decisões são tomadas por unanimidade em comitê. A gestão tem perfil bastante ativo, visando capturar oportunidades de fechamento de spread de crédito. Além da parcela mais liquida composta por debêntures e bancários, há um book destinado a crédito estruturado(majoritariamente FIDCs) em que o foco é no carrego. Alguns exemplos classes de FIDC que destacaram são de consignado, multi-cedente multi-sacado e financiamento de placar solar.
Atualmente, a casa conta com 3 estratégias de crédito. A primeira é o Vinland Crédito, um veículo com prazo D+30 que apresenta uma mescla do crédito ilíquido e o book estruturado (em torno de 10-15%) e visa entregar CDI + 1,0%-2,0% a.a.. O portfolio conta com cerca de 75 a 100 emissores, ou seja, é bem pulverizado. O rating médio interno da carteira é AA. Apesar do pouco histórico, a estratégia entregou 121% do CDI em pouco mais de 1 ano, uma performance interessante considerando o ano desafiador para a indústria. Há uma estratégia de debêntures incentivadas, o Vinland Incentivado, que visa explorar o benefício fiscal da classe de infraestrutura com target de CDI + 2,0%-3,0% a.a. e prazo de resgate em D+30. As operações desta classe são indexadas a inflação, mas fazem swappara CDI para conter a volatilidade do fundo. Por fim, o Vinland Crédito Estruturado é uma estratégia focada exclusivamente no book de estruturados que visa entregar CDI+2,5%-4,5% a.a. Pelo perfil menos líquido dos ativos, seu prazo de resgate é em D+180.
Time de Análise MMZR Family Office