Call - Soma Capital Jun/22

Gestoras

Call entre a Soma Capital e a MMZR Family Office

Sobre a Gestora:

A Soma Capital foi fundada em 2015, sendo uma gestora de Venture Capital focada em Seed rounds de startups dos EUA, LatAm e Sudeste Asiático. Em 7 anos o time da Soma investiu em mais de 20 unicórnios em estágios iniciais e tem sido ao longo dos últimos anos a gestora que prove o maior "deal flow" para fundos como Sequoia, Softbank, Tiger Global, Founders Fund, Andressen Horowitz, entre outros. O fundo I (2016) está atualmente com um múltiplo de 10x, o fundo II (2018) com múltiplo de 8x, enquanto o fundo III (2021) ainda não possui remarcação expressiva.

A gestora tem uma forte originação devido a um forte relacionamento com o YCOMBINATOR, maior aceleradora global de startups. A base de investidores do Soma Capital é formada majoritariamente por investidores institucionais como High Net Worth family offices, fundos de pensão e endownments. O último fundo da gestora captou USD$415 milhões.

Alguns investimentos “Early Stage” da Soma foram: Cruise, Bolt, Razor Pay, Rappi, que somam mais de USD$100 bilhões em valor.  Ademais, eles possuem um time pequeno, sem equipe em todos os países que investem, criando uma estratégia de conexão através das próprias investidas.

Aneel Ranadive é o Managing Partner do Soma Capital. Ele vem investindo em startups no estágio seed nos últimos 10 anos. Aneel foi um dos fundadores das startups Marco Polo e Tag, aplicativos de compartilhamento de geolocalização que teve como principais investidores Mark Cuban, Eduardo Saverin e Tim Draper. As empresas foram fundidas e se tornaram da "[Communiti.com](http://communiti.com/)", avaliada em 1 bilhão de dólares.

A tese de Aneel consiste em “*Build from the ground up”,* dispersando o capital em centenas de startups em fase pre-seed e seed, afim de entrar no captable antes dos grandes e renomados fundos americanos. Além dissso, na visão de Aneel, para encontrar as próximas big techs de tecnologia deve-se diversificar o portfolio, não concentrar.

Pelo fato da Soma estar focada em Pre-Seed e Seed, com baixa concentração por ativo, a expectativa seria de um alto nível de write-offs, porém esse valor beira os 20% do total de 500 companhias que já investiram, ficando em linha com a média dos fundos de Seed e Series A.

Por fim, por possuírem tantas investidas por fundo, a estratégia da gestora é gastar mais tempo apenas com as 10% que estiverem performando melhor, enquanto que com as outras o processo para criação de valor ocorre com a conexão entre as outras startups da base para servirem de cliente do produto, conexão com os founders dos unicórnios, etc.

Sobre o fundo: OPPORTUNITY FUND I

Tendo em vista que a Soma possui em seus 3 fundos anteriores mais de 500 empresas no portfolio, o foco do Opportunity Fund será investir nas 10-20% das startups que estão performando bem desses fundos anteriores. Vale ressaltar que a Soma não vai liderar essas rodas, apenas entrará com outras grandes gestoras americanas que estarão liderando a rodada. O fundo terá um tamanho de USD$300 milhões, buscando investimentos nas Séries A e B, com 4-10x de upside. A distribuição de investimento será de 60% EUA, 40% Mercados Emergentes (principalmente LatAm e Sudeste Asiático)

Time de Análise MMZR Family Office

Outras Publicações